Dinamizar e fomentar o debate e a apresentação de ideias e projectos, visando a Excelência e a Distinção adquiridas com o Conhecimento;

Promover a valorização profissional e cultural dos seus participantes;

Relacionamento e intercâmbio entre profissionais e organizações nacionais e estrangeiras;

Elaboração de uma base de dados dos membros do Concílio para divulgação dos eventos da Matriz Portuguesa;

Aprovação, organização e apresentação de projectos pessoais ou de grupos de membros do Concílio, de cariz editorial, artístico, ensaístico, cultural, no âmbito da Matriz Portuguesa;

A edição e publicação, sob qualquer forma e suporte, de obras relacionadas com os seus propósitos e ideais, e apoio editorial a autores membros dos concílios;

A celebração de contratos-programa com diferentes entidades e autoridades, estabelecendo as condições acordadas para a realização dos objectivos programados;

Quaisquer outras actividades que se ajustem às finalidades da Matriz Portuguesa.

 

Organizando e realizando para o efeito:

Encontros, conferências, cursos, acções de formação, exposições, espectáculos de teatro, cinema, dança, música, ópera, visitas e viagens em Portugal e no estrangeiro, bem como outras iniciativas sociais e culturais.

Cursos, conferências e tertúlias organizados pela Matriz Portuguesa
Cursos, conferências e tertúlias propostos por profissionais
Exposições organizadas pela Matriz Portuguesa
Exposições propostas por profissionais

 
ENCONTROS CONCÍLIO MATRIZ PORTUGUESA

Ensaio – Seja também orador
Interacção dos participantes do encontro.
Apresentação de temas originais como uma ideia inovadora, uma teoria interessante, aliadas à criatividade, ao empreendedorismo, não sendo admitidos conteúdos meramente promocionais e publicitários de marcas, produtos ou serviços.
As apresentações em powerpoint devem ter a duração de 5 minutos, com o máximo de vinte diapositivos sujeitos a uma prévia aprovação da instituição.
Encontros com personalidades e entidades estrangeiras – membros do corpo diplomático, câmaras de comércio, para conhecimento cultural, empresarial e turístico de outros países. 

 

ENCONTROS E VISITAS

Notáveis Mulheres – O Ciclo da Cultura

Divulgação das personalidades femininas de vulto em Portugal e na Lusofonia, num contexto patrimonial cultural;
Criar prestígio institucional das entidades associadas;
Excelente oportunidade para a realização de importantes relações institucionais e pessoais.

 

Edição e publicação, sob qualquer forma e suporte, de obras relacionadas com os propósitos e ideais da Matriz Portuguesa.

A Matriz Portuguesa disponibilizará aos membros do Concílio os serviços da actividade editorial, necessários à publicação das suas obras, como a revisão linguística, paginação, design, e apresentação ao público e aos Órgãos de comunicação Social.